quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Chá de erva-doce para São Pedro!

Querido, São Pedro, eu sei que você anda chateado. As coisas aqui na Terra não têm andado nos trilhos, mas pedimos muito a sua paciência e rogamo-lhes para que pare de chorar. Já entendemos o recado e prometemos melhorar! Peço para que deixes caixinha de lenço de lado e coloque um fim na sua tristeza. Se você não parar com esse 'piti' nervoso de chorar e chorar, não sabemos o que vai ser da gente.

Agora, deixando São Pedro um pouco de lado, para essa catástrofe que assola o estado de Santa Catarina, será que existe um culpado, que não seja São Pedro? A atenção da mídia na cobertura tá sendo louvável, diferente da vergonha sensacionalista que foi na no caso da adolescente Eloá, mas estou sentindo falta de explicações mais consistentes, para os 4 meses incessantes de chuva que ocorreu e ocorre no estado. Gostaria de entender o porquê desse fenômeno climático, afinal, 4 meses de chuva, é um acontecimento fora do comum. Desde que eu me entendo por gente, não me lembro de ter, por tanto tempo, visto tanta chuva. Isso é um acontecimento que tem origem em quê causas? Da natureza? Do homem? Os dois?
Minhas perguntas podem soar desnecessárias e imbecis num momento como esse, quando registra-se mais de 97 mortes, 19 desaparecidos, quase 79 mil desabrigados e seis munícipios isolados, mas, mesmo assim, a pergunta não quer calar. Procurei respostas pelo Google, mas não as encontrei.

Aproveito para fazer meu apelo às pessoas. Ajudem e colaborem com alimentos que possam ser consumidos instantâneamente. Roupas, calçados, colchões e doações em dinheiro também são bem-vindos.


É admirável ver o espírito de solidariedade que circunda o momento. Recebi um e-mail de uma colega que mobilizada, está arrecadando roupas e alimentos - bonito gesto. Soube também que algumas empresas, como a Eletrosul, entrou em contato com as prefeituras das cidades atingidas para viabilizar recursos a elas. No ônibus, escutei uma garota contando para sua colega que ia separar roupas e alimentos para doar. Tudo muito bonito, pena essa solidariedade se manifestar somente em momentos trágicos. Pena, mesmo!

Paz aos que se foram, conforto para os que ficaram e sofrem "a tragédia das águas".

Tatiane D. da Silva

Sem comentários: