quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Lendo, vivendo, aprendendo...

Algumas curiosidades que nos cercam cotidianamente, mas que por vezes, não sabemos. Se você, como manezinho ou adotivo deste ilha, já sabia, ótimo, mas se não, é interessante saber. O Morro da Caixa D'água, hoje Mont Serrat,era chamado, e ainda hoje é, dessa maneira, por existir um sistema de armazenamento de água construído em 1909. Durante muito tempo, devido ao curso de água existente no morro, a população do centro da cidade foi abastecida com o h2O oriundo das entranhas íngremes. Mas o curioso disso tudo é que os moradores, que estabeleceram-se ali a partir da década de 20, fortemente em 50 e 60, só passaram a ter água encanada na década de 80. Assim como a energia elétrica, que começou a ser implantada para essa população somente na década de 90. Sempre excluídos, esquecidos...se não fossem pessoas como o Pe. Vilson Groh a viver em função dessas pessoas que sofrem o descaso das autoridades, sabe-se lá o que seria desses jovens, muitos recrutados pelo narcotráfico. Alias, sabemos, sim!

Conhecimentos estes, adquiridos através de pesquisas sobre a vida deste ícone dos pobres de Florianópolis. Breve, reportagem sobre este homem!


Tatiane.

1 comentário:

Artur de Bem disse...

Ae tem o Morro do 25, por causa do Clube 25 de Dezembro, Morro do Mocotó, por causa da comida mocotó, Morro do Tico-tico, por causa de um traficante, Morro da Mariquinha, por causa de uma dona de bordel, e o meu Morro do Geraldo, porque o Geraldo era o dono de um monte de terras.

Dá pra fazer um blog só com histórias dos morros... :)

Legal!

Prazer!