terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ficante é diferente de peguete

A reportagem do Jornal da Tarde, agorinha mesmo, tentava definir as novas modalidades de relacionamentos existentes. Eis que, então, a produção chamou alguns adolescentes para explica-las e defini-las. Bom, imagino a confusão na cabeça dos nossos pais (aqueles acima de 40 anos) e dos nosso avós (esses é bom nem tentar explicar), mas tentarei resumir o que entendi. A unanimidade entre a garotada foi que namoro é namoro e pronto. É compromisso. Já ficante, genêro conhecido entre a maioria, é aquele que tu fica com certa frequência, no entanto, tem a liberdade de ficar e conhecer outras pessoas, sem cobranças. Agora, o 'gran finale', a mais nova modalidade: o peguete. Essa, compreende aquelas situações em que tu ficas com a pessoa bem de vez em quando, esporadicamente. Repare: é diferente de ficante.

Vamos tentar entender:

Namoro (grau de compromisso elevado exige satisfações e respeito mútuo)
Ficante (grau de compromisso médio - Ou seja, nada de showzinhos ou crise de cíumes, mas é preciso respeitar o ficante e não pegar outro na frente dele)
Peguete (sem grau de compromisso - bundalelê total)


O curioso durante a reportagem é que, no grupo, tinha um casalzinho abraçadinho. Perguntados pela repórter o que eles eram, adivinha? Ficantes.

Resumo disso tudo? No final o objetivo é um só: todo querem encontrar alguém, querem namorar. Afinal, o ser humano não nasceu para solidão, muito menos, ficar sozinho.O tempo pode passar, o comportamento também, mas a essência do ser humano, a base que os guia e norteia desde que o mundo é mundo, é uma só: Ser amado pelo que é, especialmente quando isso vem do sexo oposto.


Tatiane.

Sem comentários: