terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Criatividade não é garantia de sucesso (artigo)

Para alcançar o objetivo é necessário aliar outras habilidades

por Jorge Okazaki*
31.12.2005
 
Uma idéia genial por si só não significa nada. Veja o exemplo do grande mestre da renascença Leonardo da Vinci, conhecido pelas suas obras-de-arte, mas também pelos seus inventos. Projetos de helicóptero, pontes levadiças, esqui aquático, inclinômetro, só foram comercializados nos últimos séculos. Ou seja, demoraram quase 500 anos para sair do papel.


Após minhas palestras, é comum as pessoas me apresentarem idéias de projetos. “O que você acha disso?”, perguntam. Digo que está excelente, porém, desta fase da sua criatividade até o sucesso, existe um abismo. Uma idéia em seu cérebro não representa nada para a sociedade. A sua idéia terá que se transformar em produto ou serviço até as pessoas comprarem ou usarem o serviço.

Mal sabe o inventor que a sua idéia irá passar por inúmeras etapas que colocam no chão. Isto, porém, não deve ser um fator inibidor para o criativo. Pelo contrário, a dificuldade é a vitamina para o desafio. Ele deve aliar a sua idéia, pitadas de empreendedorismo, iniciativa, motivação, visão, disciplina, risco, coragem, persistência, resignação, idealismo, humanismo, etc…

Na indústria
O funcionário ou especialista numa empresa ao ter uma idéia, terá como seu auxílio todo uma estrutura empresarial, que chamamos de planejamento, cujo último passo é atingir o objetivo. Na empresa o que une a criatividade ao objetivo chama se planejamento
O indivíduo comum, ao ter uma idéia criativa, encontrará a sua frente um caminho árduo, cujo fim da linha não é o objetivo, mas sim o sucesso pessoal. Podemos dizer que da idéia ao sucesso existe um abismo de dificuldades. A ponte de união se chama empreendedorismo.

Metodologia
Para que algo dê certo devemos, antes de mais nada, analisar se aquilo que estamos propondo é inteligível, compreensível. Aí começa a primeira etapa da criatividade: formar ou construir a imagem apresentável da nossa idéia.
O passo seguinte é conquistar simpatizantes da sua idéia, para que juntos consigam formar uma opinião favorável, e conseguir um patrocinador para a proposta em questão. No caso de produtos ou bens de consumo, do recurso conseguido a partir do patrocinador, para se chegar a concretização da idéia, passaremos por, planejamento, amostra ou protótipo, testes, homologação, certificação, propaganda, campanha de venda, venda, análise de mercado. E se o povo gostar, experimentaremos o sucesso.
Portanto somente a criatividade não garante o sucesso. Você deverá aliar outras habilidades como o empreendedorismo, motivação e dedicação. Com isso, certamente alcançará resultados positivos.


* Jorge Okazaki é consultor em planejamento e desenvolvimento de produtos, administrador de empresas e palestrante especializado em criatividade

Sem comentários: